Projecto: 12 meses de cozinha

Projecto: 12 meses de cozinha

Há muito tempo, provavelmente numa das primeiras vezes que visitei a casa da Né, descobri que há um livro de culinária que “vem com a casa”. Toda a gente conhece estes objectos, que toda a gente tem e ninguém sabe muito bem como é que apareceu lá por casa, e eu reparo especialmente em dois: na cafeteira Moka e no livro 12 meses de cozinha.

Projecto: 12 meses de cozinha

Embora este livro seja quase tradição nas casas portuguesas (por vezes substituído ou acompanhado pelo O livro de Pantagruel), na minha casa, montada há tão pouco tempo, o livro originalmente publicado em 1975 não existia. Depois de muito namorar o livro em casa da Né, este ano, no meu aniversário, a Né e a Manuela surpreenderam-me com a minha própria cópia, que encontraram online em segunda-mão e em óptimo estado – uma das melhores prendas que já recebi.

Projecto: 12 meses de cozinha

O livro 12 meses de cozinha está dividido, tal como o nome indica, nos 12 meses do ano e, por isso, as suas receitas usam ingredientes sazonais e estão pensadas para as celebrações e temperaturas de cada mês. Para além disso o livro, publicado pela Reader’s Digest com revisão e adaptação portuguesa de Maria de Lourdes Modesto, é uma obra internacional, com receitas de todos os cantos do mundo.

Projecto: 12 meses de cozinha

Assim nasce este projecto.

Nos próximos 12 meses vou deixar que o livro me desafie a experimentar receitas completamente fora da minha zona de conforto.

Será que os doces em 1975 eram como os de agora?

9 pensamentos sobre “Projecto: 12 meses de cozinha

  1. Pingback: Bolo de abóbora e onde é que eu tenho andado? – Chá das Cinco

  2. Como sempre continuas uma lutadora querida netinha! ,desejo-te a maior das sorte neste teu novo projecto,muitos beijinhos para ti.

    No dia 6 de julho de 2016 às 18:49, “CHÁ DAS CINCO” escreveu:

    > Sofia Lemos da Costa posted: ” Há muito tempo, provavelmente numa das > primeiras vezes que visitei a casa da Né, descobri que há um livro de > culinária que “vem com a casa”. Toda a gente conhece estes objectos, que > toda a gente tem e ninguém sabe muito bem como é que apareceu lá por ca” >

    Gostar

  3. Tenho livro em Portugal, uma oferta da minha tia quando fui morar sozinha, era dela e sempre me lembro de o ver lá por casa. Podias fazer da tua ideia um desafio também para nós :) Eu talvez consiga ter a minha cópia em Agosto :)

    Gostar

  4. Eu sou uma das pessoas que tem esse livro, tipo herança de família, e as receitas têm me vindo sempre a surpreender :)
    Tenho-o apelidado mesmo de bíblia da cozinha, acho que vais adorar, especialmente por estar dividido pelos produtos da época :)

    Gostar

Deixe-me uma resposta ou comentário!

