Geleia de malagueta

Geleia malagueta 1

Se há uns anos me tivessem perguntado se era gostava de picante, eu teria dito que não. Não compreendia como é que as pessoas podiam gostar de picante – para mim acabava a saber tudo ao mesmo. Mas o nosso paladar evolui; eu fui-me habituando e, hoje em dia, gosto de meter um bocadinho de piri-piri em muitas das coisas que cozinho.

Chá das Cinco: Receita de geleia de malagueta

No Natal abrimos uma geleia de pimento que o meu pai tinha trazido do Brasil e, numa só noite, foi a geleia toda. Mas, antes de voltar ao Porto, ainda consegui roubar uma colherinha da geleia, que trouxe num frasquinho pequenino, para poder partilhar.

Geleia malagueta 2

Os Lacticínios das Marinhas ofereceram-me um queijo curado amanteigado que estava mesmo a pedir a geleia picante, mas aquela coleirinha já tinha acabado. A minha versão, ideal para acompanhar queijos, é agri-doce mas bastante picante, o que combina perfeitamente com queijos suaves como o queijo Marinhas Mini dos Lacticínios das Marinhas.

Geleia de malagueta

  • Servings: 1 litro
  • Tempo: 30 minutos
  • Imprimir

Geleia malagueta 7

Ingredientes

  • 5/6 pimentos vermelhos grandes (cerca de 900 g), cortados em cubos
  • 5 g piri piri em grão, picado
  • 800 g açúcar
  • 250 ml vinagre de cidra
  • 1 c. sal
  • 3 C. pectina

Preparação

  1. Num tacho grande, junte todos os ingredientes, excepto a pectina;
  2. Leve ao lume, mexendo frequentemente, até que todo o açúcar derreta;
  3. Após levantar fervura, deixe que a mistura ferva durante 10 minutos;
  4. Retire do lume e, com uma varinha mágica ou num robot de cozinha, triture a geleia até ter a consistência desejada;
  5. Junte a pectina e coloque novamente ao lume para que ferva durante 3 minutos;
  6. Para armazenar, transfira, ainda quente, para frascos de vidro esterilizados e vire-os sobre  a tampa, bem fechada, para que se crie vácuo. Após abertos, os frascos deverão ser guardados no frigorífico.

1 colher de geleia: 48 calorias, 0 g gordura, 13 g hidratos de carbono, 0 g proteina

Já conheciam os queijos dos Lacticínios das Marinhas, em Esposende?

2 pensamentos sobre “Geleia de malagueta

Deixe-me uma resposta ou comentário!

