Chocolate quente para comer à colher

Chá das Cinco: Receita de chocolate quente de colher

A minha avó é uma óptima cozinheira e hábil costureira mas, até há uns anos, nenhuma das duas artes me despertava grande interesse. Embora tivesse passado muito tempo com a minha avó enquanto miúda, não me lembro de querer aprender a cozinhar ou de querer aprender a coser. Agora, que estou longe, passo dias inteiros na cozinha e comecei a dar os primeiros passos no mundo da costura.

Chá das Cinco: Receita de chocolate quente de colher

Da última vez que fui a Lisboa aproveitei o facto e ter ido de carro para, finalmente, trazer para o Porto a máquina de costura, dos anos 60, que a minha avó tinha guardado para mim, quando eu a quisesse. Trouxe a máquina de costura, com quase 15 kg, e um livro de costura do final dos anos 70, mas não pedi instruções à minha avó – o melhor era atirar-me de cabeça e logo se via.

Chá das Cinco: Receita de chocolate quente de colher

A Né, que faz alguma da própria roupa, ofereceu-se para vir passar a tarde comigo e ajudar-me a perceber como trabalhar com a máquina, para além de me trazer alguns retalhos que tinha lá por casa. Em troca, eu fiz churros e chocolate quente à espanhola, tal como a minha avó gosta e como a Né queria tanto comer há semanas.

Chocolate quente para comer à colher

  • Servings: 5 chávenas
  • Imprimir

Chá das Cinco: Receita de chocolate quente de colher

ingredientes

  • 1 C. amido de milho
  • 35 g açúcar
  • 1/2 c. cafe solúvel
  • 375 ml leite gordo
  • 125 ml natas (> 35% gordura)
  • 1/2 c. extracto de baunilha
  • 230 g chocolate preto (> 70% cacau), em pedaços pequenos

Preparação

  1. Num tacho médio, misture, com um batedor de varas, o amido de milho, o açúcar e o café solúvel;
  2. Junte aos poucos o leite, mexendo bem, para que fique sem grumos. Adicione as natas e o extracto de baunilha, mexendo até homogéneo;
  3. Leve a lume médio até que levante fervura, mexendo frequentemente;
  4. Retire do lume, junte o chocolate preto e deixe repousar 2 minutos, para que o chocolate derreta;
  5. Mexa vigorosamente para incorporar o chocolate completamente e sirva imediatamente. Caso o chocolate não tenha derretido por completo, aqueça a mistura em lume brando até que derreta por completo.

1 chávena: 438 calorias, 32 g gordura, 33 g hidratos de carbono, 6 g proteina

O que aprenderam com as vossas avós?

3 pensamentos sobre “Chocolate quente para comer à colher

  1. Pingback: Churros | Chá das Cinco – blog

Deixe-me uma resposta ou comentário!

