Barritas de granola de pinacolada

Barritas saudáveis de granola de pinacolada

Hoje foi dia de mudanças. Estou a mudar-me para o centro do Porto, ou seja, para um edifício antigo, sem elevador; por isso só poderia ter alugado um apartamento no terceiro andar e precisar, entre outras coisas, de carregar um frigorífico escadas a cima. Para ajudar comprei, em segunda mão, um frigorífico dos anos 50, muito mais pesado do que os modernos.

Barritas saudáveis de granola de pinacolada

Já tinha ouvido dizer que quem tem amigos não morre na prisão; no meu caso não morre numas escadas, entalada por um frigorífico azul.

A Raquel e o Filipe vieram ter comigo antes das 10 horas da manhã, num sábado, e ajudaram-me a carregar todas as minhas caixas e caixinhas, todas as minhas coisas e as coisas do Chá das Cinco, estantes, almofadas, colchão e o frigorífico. Mais tarde juntaram-se a nós a Mar e o Saulo e, entre os cinco, mudámos toda a minha casa de sítio em cerca de 6 horas, com pausa para almoço pelo meio.

Barritas saudáveis de granola de pinacolada

A todos ficou prometida uma jantarada na minha nova casa, mas ao Filipe, que carregou com o frigorífico – definitivamente o mais complicado – fiquei também a dever outra caixa de barritas de granola de pinacolada, que ele devorou a primeira em menos de nada.

Barritas de granola de pinacolada

  • Servings: 24 barritas
  • Tempo: 50 min
  • Imprimir

Barritas saudáveis de granola de pinacolada

Ingredientes

  • 45 g manteiga
  • 30 ml azeite
  • 360 g aveia
  • 60 g amêndoas picadas ou em palitos
  • 40 g flocos de côco
  • 45 g açúcar mascavado escuro
  • 70 g açúcar
  • 140 g mel
  • 50 g farinha de aveia
  • 40 g côco ralado
  • 150 g ananás cristalizado (cortado em cubinhos)

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC;
  2. Numa taça própria para micro-ondas, misture a manteiga e o azeite;
  3. Leve ao micro-ondas uns segundos para que a manteiga derreta e o azeite aqueça;
  4. Adicione a aveia, as amêndoas e os flocos de côco e misture até que fiquem cobertos pela gordura;
  5. Num tabuleiro para o forno, distribua a mistura de forma a que fique numa camada fina;
  6. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos, mexendo a cada 5 minutos para que não queime;
  7. Entretanto, numa panela pequena, leve ao lume os açúcares e o mel. Vá mexendo até que todo o açúcar derreta, cerca de 7 minutos;
  8. Numa taça grande misture o preparado de aveia e amêndoas, os açúcares, a farinha de aveia, o côco ralado e o ananás. A mistura ficará peganhenta;
  9. Reduza a temperatura do forno para os 160ºC e forre um tabuleiro para o forno com papel vegetal;
  10. Distribua com as mãos o preparado sobre o tabuleiro, tentando não deixar espaços vazios. Se a mistura estiver demasiado peganhenta, unte ligeiramente as mãos com manteiga;
  11. Leve ao forno durante cerca de 20-25 minutos, até dourada;
  12. Deixe arrefecer completamente antes de cortar com uma faca afiada. As barritas podem ser guardadas numa caixa hermeticamente fechada até duas semanas.

1 barrita: 151 calorias, 7 g gordura, 22 g hidratos de carbono, 2 g proteina

Já tinham pensado em fazer as vossas próprias barritas de cereais? São óptimas para levar para a escola ou trabalho ou, como eu, oferecer a amigos.

2 pensamentos sobre “Barritas de granola de pinacolada

Deixe-me uma resposta ou comentário!

