Hambúrguer de peixe com maionese de lima e piri-piri

Hamburguer de peixe com maionese de lima e piripiri

Embora saiba que convém comer mais peixe do que carne, a rotina leva-me a fazer exactamente o oposto. Não gosto de peixe cozido e grelhar peixe num apartamento também não é boa ideia, por isso ando sempre à caça de formas criativas de incluir mais peixe no meu dia-a-dia.

Hamburguer de peixe com maionese de lima e piripiri

Este hamburguer (que também já experimentei em wrap) é uma das receitas que repito sempre que começo a exagerar nas doses de carne. Pode ser feito com quase qualquer peixe branco em filetes, que eu compro congelados, e por isso não implica planear com antecedência. Para além disso eu tenho a sorte de viver por cima de uma padaria onde posso comprar pão de hambúrguer a qualquer hora do dia, todos os dias; quem não tem a mesma sorte pode substituir o pão de hambúrguer por qualquer outro tipo de pão.

Hamburguer de peixe com maionese de lima e piripiri

Não é só o pão que pode ser substituído: eu prefiro, por exemplo, rúcula em vez da alface que utilizei nestes, e pode-se acrescentar os coentros ao pão ralado para um sabor mais forte. Para além disso esta receita não tem quantidades, o melhor é fazer mesmo ao próprio gosto.

Hambúrguer de peixe com maionese de lima e piri-piri

Hamburguer de peixe com maionese de lima e piripiri

Ingredientes

  • Sobras de pão
  • Alho
  • Sal
  • Filetes de peixe branco
  • Ovo batido
  • Azeite
  • Maionese
  • Sumo de lima
  • Piri-piri
  • Tomate
  • Alface
  • Coentros
  • Pão de hambúrguer

Preparação

  1. Num robot de cozinha (ou na Bimby em velocidade 10 durante cerca de 30 segundos) triture as sobras de pão, o alho e o sal, para formar um pão ralado aromatizado;
  2. Seque bem os filetes de peixe com papel de cozinha e passe-os no ovo e, depois, no pão ralado aromatizado;
  3. Numa frigideira bem quente, frite os filetes de peixe panados com uma ou duas colheres de azeite, até dourados;
  4. Dilua a maionese com o sumo da lima e junte o piri-piri a gosto;
  5. Monte o hamburguer, colocando sobre a base o tomate, os filetes de peixe panados, a alface e os coentros;
  6. Barre o interior do topo do pão com a maionese de lima e piri-piri imediatamente antes de servir.

1 hambúrguer: 580 calorias, 30 g gordura, 44 g hidratos de carbono, 36 g proteina

Preciso de outras formas de comer peixe; o que me aconselham a experimentar?

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