Hora do chá – Madalenas de Earl Grey

Madalenas de Earl Grey e mel

Casa com nome “Chá das Cinco”, e sendo que não é fácil fazer o meu próprio chá, só faz sentido que experimentar receitas que envolvam chá. É também hora de eu sair da minha zona de conforto – os bolos e os cupcakes mais americanos e passar, com muito medo, à pastelaria francesa, mais requintada e precisa.

Madalenas de Earl Grey e mel

Quando fui agente da Bimby vi, numa das aulas para os agentes, fazerem madalenas com sementes de papoila e fiquei com imensa curiosidade de experimentar, mas não tinha a receita (fazia parte, provavelmente, de um novo livro). Sem receita e sem formas, as madalenas foram ficando no fundo da lista de receitas que um dia hei de experimentar.

Há pouco tempo vi, na televisão, a final do MasterChef Junior – que, verdade seja dita, me faz sentir muito pequenina e ignorante do mundo da culinária e pastelaria – onde um dos concorrentes apresentou, para sobremesa, madalenas de limão com mousse de queijo de cabra e compota de frutos vermelhos. Ora, se ele, com 8 anos, consegue fazer madalenas, eu também consigo!

Madalenas de Earl Grey e mel

Fui logo comprar uma forma de madalenas, que ainda não tinha, e pus-me a procurar receitas. Não encontrei um consenso em quantidade de ovos nem de farinha, por isso acabei por criar a minha própria receita e a incorporar o chá e o mel, alusivos ao Chá das Cinco. Preparei-as para receber uma amiga e não duraram nem 24 horas! Tenho, definitivamente, de arriscar mais na cozinha.

Também têm uma receita que queiram experimentar e continuam a adiar?

Madalenas de Earl Grey e mel

  • Servings: 24 madalenas
  • Tempo: 50 minutos
  • Imprimir

Madalenas de Earl Grey e mel

Ingredientes

  • 120 g manteiga
  • 2 +1 C. Earl Grey
  • 1 casca de limão
  • 100 g farinha sem fermento
  • 1 c. sal
  • 1 c. fermento em pó
  • 2 ovos
  • 60 g açúcar (de preferência fino)
  • 2 C. mel
  • 2 c. extracto de baunilha ou 1 c. pasta de baunilha

Preparação

  1. Ao lume, derreta a manteiga e, quando começar a ferver, junte-lhe 2 colheres de sopa de chá e a casca de limão. Desligue o lume e deixe repousar cerca de 10 minutos. Coe a manteiga, descartando o chá e a casca de limão;
  2. Numa taça média peneire a farinha, o sal e o fermento. Junte-lhe 1 colher de sopa de folhas de Earl Grey;
  3. Numa taça grande bata, com uma batedeira eléctrica, os ovos com o açúcar, de forma a incorporar o máximo de ar;
  4. Junte à mistura de açúcar o mel e baunilha;
  5. Com cuidado envolva os ingredientes secos na mistura. Por fim, adicione a manteiga arrefecida mas ainda líquida;
  6. Cubra com película aderente, tendo o cuidado de a encostar à superfície da massa, e deixe repousar cerca de 20 minutos no frigorífico;
  7. Pre-aqueça o forno a 200ºC;
  8. Unte com manteiga e polvilhe com farinha formas de madalenas, ou utilize formas de silicone;
  9. Encha completamente as formas e leve ao forno entre 8 a 10 minutos, ou até crescerem ligeiramente e estarem completamente cozinhadas;
  10. Retire imediatamente das formas, batendo com estas ligeiramente no balcão, e deixe arrefecer numa grelha. Sirva polvilhadas com açúcar em pó;

1 madalena: 74 calorias, 5 g gordura, 7 g hidratos de carbono, 1 g proteina

Deixe-me uma resposta ou comentário!

